Picos de crescimento e saltos no desenvolvimento


Posso dizer que esse assunto era um pouco distante pra mim, logo eu mãe pela terceira vez!
Mas é verdade, só soube o que era isso quando minha terceira filha nasceu, logo que ela completou 3 meses notei muitas mudanças em seu comportamento, tanto no sono, apetite, humor, mas logo a gente pensa... é cólica, dente querendo nascer (mas já?), como a gente vai saber o que um bebê que não diz nada esta sentindo?

Mas aí fui pesquisar sobre tudo que estava acontecendo com minha filha e descobri sobre os picos de crescimento ou saltos no desenvolvimento.
Pesquisando então comecei a lembrar que meus meninos também tiveram essas fases, mas eu não entendia muito bem, e pra falar a verdade a internet não era tão presente ainda, então seria difícil mesmo saber sobre esse assunto..

Quando eles chegam nessa fase a criança fica mais irritada, mama mais do que o normal, não se ajeita no colo nem no carrinho, apresenta visíveis alterações do sono, entre outras situações que podem ser percebidas com mais ou menos intensidade de acordo com as particularidades de cada uma.

Saltos de desenvolvimento representam o período de aquisição de novas habilidades nas diversas esferas do desenvolvimento da criança, ou seja: motor, motor fino, cognitivo, linguagem e social.

Vai aproximadamente do nascimento até os 20 meses de idade. Os saltos são aproximadamente os seguintes períodos: 1 mês / próximo de 2 meses / próximo de 3 meses / 4 meses e meio / 6 meses / 7 meses / 8 meses e meio / próximo de 11 meses / próximo de 13 meses / próximo de 15 meses / 17 meses.

Para entender melhor um salto de desenvolvimento, basta pensar que, toda vez que o bebê desenvolve uma nova habilidade, fica tão excitado com a conquista que quer praticá-la o tempo todo, inclusive durante o sono. Por isso, pode-se dizer que um dos ‘efeitos colaterais’ desse desenvolvimento é que eles não dormem tão bem quanto em períodos que não estavam trabalhando em dominar uma nova habilidade.
Foi aí que percebi que minha bebe estava passando por tudo isso, então pude dar uma atenção especial e perceber o que realmente estava acontecendo com ela.



Naturalmente cada criança tem suas particularidades, mas, abaixo você confere o que é esperado de cada período dos saltos de desenvolvimento:
1 mês (5 semanas): Melhora da visão: maior interesse pelo ambiente e a possibilidade de seguir objetos brevemente com os olhos; mais tempo acordado; choro com lágrimas e sorriso (pela primeira vez ou com mais frequência).
Aproximadamente 2 meses (8 semanas): Maior percepção de sons, cheiros e sabores; tentativa de controlar as mãos e os pés; o bebê começa a mostrar um pouco de suas preferências: coisas, cores e sons e maior insegurança e busca de conforto no peito da mãe.
Aproximadamente 3 meses (12 semanas): O bebê pode enxergar todo um cômodo da casa, virar quando escuta sons altos; consegue juntar suas mãos; mexe nos cabelos e rostos dos pais; praticamente não precisa mais de apoio para manter a cabeça erguida, tem sensibilidade às novidades e busca conforto no colo dos pais.
4 meses e meio (19 semanas): É o salto mais longo. O bebê chora mais, apresenta mudanças extremas de temperamento e busca mais atenção e colo; consegue pegar um brinquedo, sacudi-lo, colocá-lo na boca e passá-lo de uma mão para outra; pode nascer o primeiro dente; consegue emitir sons mais nítidos; dorme menos, estranha as pessoas; busca maior contato corporal enquanto é amamentado; apresenta alterações no sono; consegue virar de costas e de barriga para baixo, se arrastar, olhar para imagens de um livro, reagir ao seu reflexo no espelho e reconhece o próprio nome.
6 meses (26 semanas): Busca por maior contato corporal durante as brincadeiras; coordenação dos movimentos dos braços e pernas; o bebê consegue sentar sem apoio; já entende que a mãe pode se afastar quando anda e isso o assusta; interesse em explorar a casa, achar etiquetas, levantar tapetes para olhar o que tem embaixo; presta mais atenção nas vozes, pode imitar sons; rola e começa a se apoiar para ficar de pé; tem maturidade para receber alimentos sólidos.
7 meses (30 semanas): O bebê tenta alcançar objetos à sua frente, bate um objeto no outro; pode começar a engatinhar, a falar algumas sílabas e a dar sinal de tchau; ansiedade com estranhos.
8 meses e meio (37 semanas): Mudanças frequentes de humor; mais choro; resistência na hora de trocar a fralda; o bebê pode chupar os dedos e protestar quando o contato corporal é interrompido; diminuição do apetite e do sono; o bebê passa a entender a classificação das coisas: por exemplo, sabe o que é comida e o que é animal; pode falar “mamá” e”papá” sem distinção de quem é a mãe ou o pai; o bebê engatinha, aponta as coisas, procura objetos e usa o polegar e dedo indicador para segurar.
Aproximadamente 11 meses (46 semanas): O bebê pode apontar para algo ou para uma pessoa atendendo a um pedido; tenta falar no telefone, enfiar chaves nos buracos de chave, procurar algo que foi escondido, tenta tirar a própria roupa; já pode falar “mamá” e “papá” para a mãe e para o pai corretamente.
Aproximadamente 13 meses (55 semanas): Geralmente o bebê começa a andar e a falar mais palavras do que “mama” e “papa”.
Aproximadamente 15 meses (64 semanas): O bebê já combina palavras e gestos para expressar o que quer; já pode colocar tampas em recipientes, imitar as pessoas e explora tudo que estiver à frente; ele pode ainda apontar para determinada parte do corpo se questionado e responder a instruções como “me dá um beijo”; puxa brinquedos enquanto anda, joga bola etc.
17 meses (75 semanas): O bebê já usa cerca de 6 palavras com frequência, gosta de imitar, esconder brinquedos, separar brinquedos por cor, formato e tamanho, brincar com bola etc; o bebê já consegue ainda olhar livros sozinho e rabiscar.

Quanto aos picos do crescimento, referem-se ao crescimento do bebê em si (e não ao seu desenvolvimento). Nos períodos de picos, é normal que o bebê solicite mais mamadas do que o usual, isso porque precisa de mais alimento para crescer nesse ritmo mais acelerado. Então, por exemplo, se ele dormia longos períodos à noite, tende a acordar mais vezes solicitando mamar.
Mas, estas alterações geralmente duram poucos dias, e logo o bebê tende a retornar ao padrão menor de mamadas, mas, agora, com o organismo da mãe adaptado a produzir mais leite.

Então caso você esteja percebendo essas situações com seu bebê, não se assuste é totalmente normal nessa fase, caso você observe algo que você ache que está fora do padrão procure seu pediatra, somente ele poderá te ajudar e dar um diagnóstico preciso.
Espero ter ajudado!
Até mais!


Comentários

  1. Que post mais didático. Muito informativo e curioso para saber os picos de crescimento da criança, confesso que achei muito curioso em saber que não é apenas o crescimento corporal, mas um conjunto de habilidades que vem junto. Achei perfeito a postagem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg! Confesso que tbm tinha essa curiosidade, é sempre bom pesquisar um pouco.

      Excluir
  2. Fui mãe duas vezes e vó quatro , agora que fui saber oque e o pico do crescimento. Super informativo seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg!! Eu sou mãe pela 3 vez e só agora tbm soube sobre o assunto..bjs

      Excluir
  3. Eu fiz esse acompanhamento de desenvolvimento fisico e cognitivo com minha sobrinha e ainda anotei cada coisinha que ela desenvolvia ao longo dos meses. É muito lindo ver cada fase desses pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante o quanto eles desenvolvem rápido, e muitas vezes não percebemos alguns detalhes, mas hoje em dia podemos ter um pouco mais de percepção, isso é muito bom.

      Excluir
  4. Eu acho Mágico. Quando o tempo de interação entre mãe e filho foi comparado ao seu discurso oral, algumas diferenças foram observadas entre os testes realizados. Quando a mãe fala com a criança. Eu acho que é adorável que eu amei seu post, cada período de saltos de desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...obrigada! Que bom que gostou, eu estou passando por essa fase ainda, achei importante compartilhar. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ♥