Oque fazer quando seu filho não se adapta a escola?


Hoje fui levar meu pequeno a escola e quase voltei prá trás com ele, de tanto que ele chorou, já faz duas semanas que ele está indo a escola e ainda não se adaptou, estou apreensiva com isso e com dó do meu pequeno também, ele sempre quis ir prá escola, mas vai saber oque se passava na cabeça dele, oque será que ele pensava que era a escola?!
Converso todos os dias com as professoras dele, com a diretora, a coordenadora e todas me falam a mesma coisa; mãe isso é fase, ele vai acostumar logo logo com a escola. Mas mesmo assim, por mais que seja bom prá ele estar com outras crianças, fazer atividades que sejam interessantes a ele, é difícil vc largar seu filho aos berros e simplesmente deixa-lo sem saber se ele continua chorando, se já parou, aff eu fico aqui me contendo prá não ligar prá professora. Não quero ser uma mãe chata, pegajosa, por que, primeiro que eu já trabalhei em escolinha e sei a dificuldade que é prá eles se acostumarem com o novo ambiente, mas quando o filho é dos outros parece que é bem mais fácil lidar, e qunado o filho é da gente dá aquela insegurança terrível.
Pelo que vejo, ele está sendo bem tratado, ele se alimenta certinho na escola, mas o maior problema é nos momentos inoportunos que ai vem o chororo e só fala na mãe e no pai.
Hoje depois que cheguei da minha caminhada, fui procurar na internet alguma solução pro meu problema, por que talvez eu não esteja sabendo lidar com a situação, mas li várias coisas a respeito e por fim fiquei mais tranqüila, vou começar a ter mais estratégia com ele, e não ficar tratando ele com dó, e nem manha, vou tratar ele normal, com carinho, só que mais direta, não vou deixar ele fazer chantagem emocional comigo, vou tentar passar um pouco mais de segurança prá ele, quem sabe ele melhore também.
Bom...ninguém disse que seria fácil, mas acho que logo ele ficará bem, quem sabe ele seja o tipo de criança que demora mais prá se adaptar, mas nem por isso ele vai deixar de gostar da escolinha, é só eu ter paciência e as professoras dele também, é só uma questão de tempo.*

Comentários

  1. Tati,
    Esta nao é uma fase facil, nem pra ele e muito menos pra vc. A adaptacao as vezes é mais lenta, depende demais de cada crianca. Ha varios posts a respeito disso nos blogs de maes, e no da minha amiga Priscila ela comenta em varios deles o que aconteceu com a Bia, a filhinha dela que acabou nao se adaptando. E olha que a Pri e o esposo dela sao educadores, pra vc ver como é dificil pra todo mundo...Vou te passar o link, da uma olhadinha...Compartilhando a gente acaba se sentindo mais leve.
    Muito carinho com seu pequeno, se Deus quiser logo ele se adapta!
    Ps.: Amei a novidade, nao respondi o teu email ainda porque hoje foi uma correria...
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Ah, aqui esta o link do blog da Priscila:
    http://blogdemaeefilha.blogspot.com/2011/01/adaptacao-de-mae.html

    Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ♥